IndieLisboa’13 – Destaques de Programação

banner2SIZED

De 18 a 28 de Abril decorre em Lisboa a 10ª edição do festival de cinema independente IndieLisboa com uma programação ambiciosa que exibirá um total de 246 filmes.
Sendo o leque de opções tão vasto, pode tornar-se difícil decidir que filmes ver. A pensar nisso, fizemos uma selecção dos filmes que considerámos mais relevantes:

Competição Internacional

A competição internacional deste ano compreende um total de 11 longas metragens, das quais 2 são portuguesas

Äta sova dö (Gabriela Pichler) trailer
Rasa tem 20 anos e vive com o pai numa pequena vila no sul da Suécia. A sua família é de origem muçulmana, dos Balcãs. Ao ver-se despedida da fábrica onde trabalha, Rasa tenta a todo o custo manter-se na vila, apesar da falta de trabalho local.
22 Abril, 19:00, Culturgest, Grande Auditório | 24 Abril, 21:45, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3

A Batalha de Tabatô (João Viana) trailer
História de um pai que viaja de Portugal até à sua terra natal na Guiné-Bissau para o casamento da filha, que é professora numa universidade e que vai casar-se com um reputado músico na vila de Tabatô. Mas acabamos por perceber que o pai é um traumatizado de guerra, que, tal como os músicos da aldeia ao tocarem os seus balafos, precisa de enfrentar os seus demónios pessoais…
24 Abril, 21:30, Culturgest, Grande Auditório | 26 Abril, 19:15, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3

Lacrau (João Vladimiro) trailer
Lacrau procura o regresso “à curva onde o homem se perdeu” numa viagem que parte da cidade em direcção à natureza.
A fuga do caos e do vazio emocional a que chamamos progresso; matéria sem espírito, sem vontade. A procura das sensações e relações mais antigas dos seres humanos. O espanto, o medo do desconhecido, a perda dos confortos básicos, a solidão, o encontro com o outro, o outro animal, o outro vegetal.
25 Abril, 21:45, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3

Leones (Jazmin Lopez) trailer
Um grupo de amigos passeia numa densa floresta. É verão, têm tempo para jogar com as palavras, para perder uns com os outros. Um dos rapazes ouve insistentemente a mesma gravação das vozes do grupo. Já passaram por aquele exacto local, só que não estão perdidos. As referências anunciam um desfecho ao qual recusam entregar-se.
22 Abril, 21:30, Culturgest, Grande Auditório | 26 Abril, 17:00, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3

Leviathan (Lucien Castaing-Taylor, Véréna Paravel) trailer
Filmado com doze câmaras GoPro (quantas terão desaparecido no processo?), acompanha as viagens de um barco de pesca em alto mar na costa este dos Estados Unidos.
23 Abril, 19:00, Culturgest, Grande Auditório | 26 Abril, 21:45, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3

Simon Killer (Antonio Campos) trailer
Depois de romper com a namorada, Simon, um jovem norte-americano recém licenciado, viaja para Paris. Não conseguindo lidar com o sentimento de perda, envolve-se com uma misteriosa prostituta, e a sua estadia na capital francesa vai-se prolongando entre mentiras, chantagens e mulheres.
22 Abril, 21:45, Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira.

Competição Nacional

Campo de Flamingos sem Flamingos
Campo de Flamingos sem Flamingos

Bobô (Inês Oliveira)
Sofia, a protagonista do filme, é uma personagem que vive presa nas sombras da sua infância, no peso da sua “herança”, das quais é urgente libertarse. Mariama aparece como um alguém ligado também à sua “herança”. Ela segue as regras a que a sua pertença exige mas num determinado momento vê-se obrigada a desobedecer para mudar o destino da pequena Bobô e evitar que esta seja submetida à mutilação genital feminina.
23 Abril, 21:30, Culturgest, Grande Auditório | 26 Abril, 19:00, Cinema City Classic Alvalade, Sala 1

Campo de Flamingos sem Flamingos (André Príncipe)
Os cinco elementos Japoneses são, por ordem de importância – Terra, Água, Fogo, Vento e Vazio. Pessoas e animais estão lado a lado num jogo muito antigo. Há o dia e a noite. Tudo existe simultaneamente. Uma viagem pela fronteiras portuguesas. “Ordenar segredos do mundo visível” (André Príncipe)
25 Abril, 18:00, Culturgest, Grande Auditório | 27 Abril, 16:45, Culturgest, Pequeno Auditório

Um Fim do Mundo (Pedro Pinho) trailer
Um Fim do Mundo parte de um esqueleto ficcional sobre um dado tempo no final da adolescência, para ser preenchido por um corpo documental – uma Setúbal industrial e a realidade presente de um grupo de jovens do bairro da Bela Vista. (Pedro Pinho)
25 Abril, 17:00, Culturgest, Pequeno Auditório


Observatório

Frances Ha
Frances Ha

Death Row (Werner Herzog) trailer
Mini-série em quatro partes, James Barnes, Linda Carty, Joseph Garcia e George Rivas e Hank Skinner, projecto que nasce do anterior Into the Abyss, é uma observação do sistema penal americano e da natureza do ser humano, cruel na sua reflexão. Através de entrevistas com os condenados, as suas famílias, os advogados envolvidos nos processos, as testemunhas dos crimes e os familiares das vítimas, Herzog oferece um panorama completo de cada uma das histórias, sem juízos de valor.
21 Abril, 21:45, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3 | 27 Abril, 21:45, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3

Frances Ha (Noah Baumbach) trailer
A história, passada em Nova Iorque, é a de uma aspirante a dançarina “apaixonada” pela sua melhor amiga, sem a atracção sexual. Ou seja, o que resulta é a constatação de que vão ter que crescer e descobrir se conseguem viver um sem a outra.
28 Abril, 18:00, Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira

Sinapupunan (Brillante Mendoza) trailer
Shaleha (Nora Aunor), uma parteira filipina, apesar de ter ajudado centenas de bebés a nascer, não pode ter filhos. Num casamento religioso e tradicional como o de Shaleha e do marido, a continuidade da espécie é uma das condições para a felicidade plena de uma união.
28 Abril, 17:00, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3


Cinema Emergente

Ape (Joel Potrykus) trailer
Trevor Newandyke não é um comediante brilhante. Tudo o que ele deseja é ser compreendido por pelo menos um simples mortal na assistência – não só as piadas mas toda uma filosofia de vida ambulante – só que tudo parece correr mal. A piromania, ocupação dos tempos livres, alivia-o numa série de experiências cada vez mais inusitadas que completam um quadro de crescente loucura.
23 Abril, 21:45, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3 | 24 Abril, 23:59, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3 | 26 Abril, 23:59, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3

Computer Chess (Andrew Bujalski) trailer
Uma verdadeira comédia indie geek sobre um torneio de fim-de-semana de programadores de software de jogos de xadrez. Conhecemos, através de imagens sem pingo de nostalgia mas que nos transportam no tempo até aos anos 80, um grupo de génios que têm em comum a visão de uma caixa de metal capaz de derrotar o homem neste jogo. Essas ideias visionárias foram as precursoras do desenvolvimento da inteligência artificial.
26 Abril, 21:30, Cinema São Jorge, Sala 3

Gimme the Loot (Adam Leon) trailer
O graffiti para Malcolm e Sofia não é uma brincadeira. É uma forma de arte que levam muito a sério, mas tudo o que a torna excitante e perigosa, é algo que os obriga a lutar difíceis batalhas todos os dias. Quando um gangue rival escolhe pintar por cima da sua obra-prima mais recente, os dois jovens vão desenvolver estratégias que não se esquivam ao crime e a qualquer meio necessário, conforme com os bons costumes ou não, para afirmar a sua identidade e a sua hegemonia como os mais dotados artistas de Nova Iorque. Eles vão fazer tudo para conquistar a Grande Maçã!
22 Abril, 16:45, Cinema City Classic Alvalade, Sala 1 | 26 Abril, 23:55, Cinema City Classic Alvalade, Sala 1

I Used to be Darker (Matthew Porterfield) trailer
O título vem da letra de uma música de Bill Callahan e quem habita a história são duas adolescentes e um casal de músicos. Um drama familiar composto de momentos, sobre relacionamentos e pessoas que cuidam umas das outras e sobre outras que seguem o seu caminho.
25 Abril, 16:15, Cinema São Jorge, Sala 3


Pulsar do Mundo

Amsterdam
Amsterdam Stories USA

The act of Killing (Joshua Oppenheimer) trailer
Quando o governo da Indonésia foi derrubado pelos militares em 1965, Anwar e os seus amigos passaram de gangsters que vendiam bilhetes de cinema no mercado negro a líderes de um pelotão que ajudou a matar mais de um milhão de alegados comunistas em menos de um ano. Anwar matou centenas e é hoje aclamado como um dos fundadores da organização paramilitar de direita que evoluiu a partir daí, apoiada por políticos insensíveis à corrupção e aos actos de genocídio do passado.
25 Abril, 17:00, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3

Amsterdam Stories USA (Rob Rombout, Rogier Van Eck)
Road-movie que percorre 15 pequenas cidades nos Estados Unidos chamadas Amesterdão. Rob Rombout e Rogier van Eck, ambos de ascendência holandesa, atravessam a América de este a oeste e de norte a sul, desde Nova Iorque (em tempos apelidada “Nova Amsterdão”) até à Califórnia. Uma colecção de histórias e de memórias dos seus habitantes, muitos de zonas rurais, que serve como retrato das províncias americanas, bem como do passado e do presente da nação.
25 Abril, 14:30, Cinema City Classic Alvalade, Sala 1

La Chica del Sur (José Luis García) trailer
Em 1989, o realizador teve que substituir o irmão na delegação argentina do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes na Coreia do Norte, evento patrocinado pela União Soviética três semanas depois do massacre na Praça Tiananmen e quatro meses antes daqueda do Muro de Berlim. Enquanto registava a paisagem surrealista daquele verão com a sua câmara VHS, conheceu a jovem activista Lim Sukyung, voz dos estudantes da Coreia do Sul. Ela correu o mundo, fez escalas em Tóquio, Berlim e Moscovo, como desafio à proibição de viajar para o lado norte do seu próprio país. A sua paixão conquistou José Luis Garcia, quando pisou a fronteira mais vigiada do planeta. De volta à Argentina, perdeu-lhe o rasto, mas anos depois, encontrou-a e viajou até Seoul para contar a sua história.
23 Abril, 16:45, Culturgest, Pequeno Auditório


IndieMusic

Historic Irish Photographs To Feature in New Rolling Stones DVD Release.
The Rolling Stones – Charlie Is My Darling – Ireland ’65

Peaches Does Herself (Peaches) trailer
Peaches Does Herself é a continuação sobre outra forma da personalidade musical da artista canadiana. O filme é fruto de um espectáculo concebido por Peaches como um musical da Broadway, mas com muito mais sexo e rock’n’roll, onde podemos ouvir temas como Set It Off, Lovertits, Diddle My Skittle, I U She, Shake Yer Dix e Fuck the Pain Away. Com um elenco recheado de personagens raras, trata-se de uma apresentação no habitual registo provocatório do seu trabalho e da sua presença em palco. A sua inspiração vem tanto de Rocky Horror Picture Show como das coreografias de Gene Kelly e Fred Astaire.
28 Abril, 21:30, Cinema São Jorge, Sala 3

The Rolling Stones – Charlie is My Darling – Ireland ’65 (Michael Gochanour 2012, Peter Whitehead 1965)
Peter Whitehead mostrou os lendários Rolling Stones dentro e fora de palco, durante a sua digressão pela Irlanda em 1965, fixando a juventude e ambição da banda nesses anos, a sua idade dourada na opinião de muitos num documentário de meia hora. O filme original foi agora restaurado numa versão consideravelmente ampliada pelo realizador Mick Gochanour e pelo produtor Robin Klein. Por cima das tradicionais canções blues românticas, os Stones sublinharam o erotismo, responderam a um chamamento selvagem do rock’n’roll. Em entrevistas os elementos da banda falam sobre a estranheza da fama, a admiração e o poder que o público lhes concede, a forma como vivem com o estrelato todos os dias – Jagger comenta com genuína surpresa que nunca esperaria que durassem tanto tempo.
23 Abril, 21:45, Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira | 28 Abril, 21:45, Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira


Sessões Especiais

Torres & Cometas
Torres & Cometas

Arrivederci Macau (Rosa Cabral) trailer
Um retrato caloroso do arquitecto Manuel Vicente, recentemente falecido, numa visita guiada por Manuel Graça Dias aos locais em Macau onde a sua obra perdura.
28 Abril, 16:30, Cinema São Jorge, Sala 3

Torres & Cometas (Gonçalo Tocha)
Tendo como tema a cidade de Guimarães, Torres & Cometas é o novo filme de Gonçalo Tocha, feito com uma equipa pequena – Didio Pestana no som. No contexto da sua comemoração como capital europeia da cultura, este é um de vários filmes que se debruçaram sobre a cidade.
26 Abril, 19:00, Culturgest, Grande Auditório


Para vosso conforto, compilámos os vários trailers numa playlist!

Para mais informações sobre o festival, consultem o site ou vejam o nosso anterior post sobre a 10ª edição do IndieLisboa!