Quem é Harun Farocki?

HFarocki_1_Copyright Hertha Hurnaus

Este edição do doclisboa vai trazer a Portugal Harun Faroki, “o mais conhecido dos cineastas alemães desconhecidos”, para uma retrospectiva da sua obra que será acompanhada por uma exposição no Palácio das Galveias.

Quem é Harun Farocki? É não só cineasta, mas também artista visual e teórico do cinema cuja obra se tem debruçado sobre o valor das imagens e a importância da realidade enquanto arquivo. Rejeitando o activismo político directo, o seu cinema é contudo fortemente político, focando temas como o capitalismo, a influência das tecnologias de informação e os mecanismos da sociedade de controlo, trabalhando muitas vezes imagens que não eram destinadas a ser públicas.

A sua obra foi muitas vezes comparada às de Godard e Chris Marker pela pesquisa no campo do “cinema-ensaio”. Trabalha muitas vezes com imagens de arquivo, ou seja, imagens que não são suas, e muita da sua arte faz-se na mesa de motagem.

Da sua obra destacamos “Nicht löschbares Feuer”, “Videogramme einer Revolution”, “Respite”, “Arbeiter verlassen die Fabrik” e “Bilder der Welt und Inschrift des Krieges”, tudo filmes que será possível ver entre 20 e 30 de Outubro!

No palácio das Galveias a exposição montada serão apresentadas três das suas instalações, nomeadamente “Schnittstelle”, “Watson is Down” e “Immersion”.

Anúncios