11ª Festa do Cinema Francês

Festa-cinema-frances-2010-234x300

É já nesta 5ª feira, dia 7 de Outubro, que começa a 11ª edição da Festa do Cinema Francês, que terminará a 9 de Novembro, propondo uma programação de 125 sessões de cinema através do país. Em Lisboa, a festa termina a 16 de Outubro, com uma duração mais curta do que a habitual, o que não é sinónimo de uma festa mais pobre. Estes nove dias encerram uma programação variada, que distribui as suas actividades pelos espaços do Cinema São Jorge, da Cinemateca e do Instituto Franco-Português.

Le Concert dá, às 21h no São Jorge, o pontapé de saída para esta edição, que conta, pela primeira vez, com uma madrinha – a actriz Sadrine Bonnaire, a jovem vagabunda de Sem Eira nem Beira, de Agnès Varda (1985) – que estará em Lisboa durante três dias para apresentar alguns filmes integrados na secção que lhe é dedicada.

A Lisboa virão também, a propósito das retrospectivas integrais das suas obras, André Techiné, um dos grandes nomes da geração pós-Nouvelle Vague (que acrescentou à sua retrospectiva 4 filmes que considera relevantes pela influencia no seu trabalho), e Pierre Étaixcompagnon de route de Jacques Tati (PlaytimeMon Oncle), com uma obra associada à comédia e ao burlesco.

Sauve qui peut le court-métrage de Clermont-Ferrand, conceituado festival de curtas-metragens, marcará também presença, através de uma selecção feita pelos programadores do festival. Durante as duas noites dedicadas à curta-metragem, George Bollon, co-fundador e programador do festival, estará presente para acompanhar as projecções.

Teremos ainda oportunidade de ver em antestreia 20 longas-metragens, das quais destacamos Des Hommes et des Dieux, que recebeu em Cannes 2010 o Grand Prix du Jury, e Hors-la-Loi, seleccionado para a competição oficial em Cannes 2010 e que despoletou este ano uma grande polémica mediática em França. O público elegerá o seu favorito de entre este conjunto de filmes, atribuindo-lhe o Prémio do Público.

Paralelamente, a FNAC  e a RTP  associam-se mais uma vez à Festa, a primeira exibindo primeiros filmes de jovens cineastas franceses no Ciclo Novos Talentos do Cinema Francês, e a segunda consagrando a programação de Outubro de Sessão Dupla e Onda Curta ao cinema francês.

Para informações mais detalhadas, podem consultar o site oficial.

Et bien, com concertos, ateliers, debates e encontros com personalidades da sétima arte francesa, filmes para todos os gostos, da comédia ao thriller, passando pelo documentário, a 11ª Festa do Cinema Francês não deixa margem para desculpas. De 7 a 16 de Outubro a passagem pela Festa é obrigatória e esperamos encontrar-vos por lá!

Alors, à plus tard!

(Originalmente publicado no blog do Cinema ParaIST a 05/10/2010)

Anúncios